foodhalen
Amsterdã Europa

Amsterdã: Onde Comer e Beber

Amsterdã, além de ser uma cidade encantadora, é um lugar onde se come muito bem. É verdade que não há nenhum prato que seja identificado com a cidade (pelo menos nós não encontramos), mas há ótimos bares, cafés e restaurantes de culinárias distintas para serem apreciados durante sua estadia por lá.

Nossa experiência gastronômica em Amsterdã foi bem diversificada, desde lanches a menu de passos. Em viagem, inclusive, nós temos por hábito fazer uma refeição mais rápida durante o almoço, e aproveitarmos para fazer uma refeição mais caprichada à noite. Assim, não perdemos tempo para turistar e ainda economizamos para conhecer restaurantes mais bacanas.

E aqui vão algumas dicas de restaurantes que conhecemos e tivemos ótimas experiências na cidade:

Kaaskamer ($): é uma loja de queijos, mas que também faz sanduíches. Os pães, as pastinhas e os queijos holandeses, que eles oferecem para a montagem dos lanches, são deliciosos. Escolhemos ingredientes diferentes para nossos sanduíches para ter a oportunidade de experimentar em dobro, e ambos estavam muito gostosos. Os sanduíches custam em torno de 7 euros, mas são uma verdadeira refeição. Quando voltarmos à Amsterdã, certamente retornaremos ao Kaaskamer!

kaaskamerA frente do Kaaskamer

Vlaams Friteshuis Vleminckx ($): é um pequeno restaurante que serve os cones com as famosas batatas fritas holandesas. Os holandeses, inclusive, disputam a invenção das batatas fritas com os belgas. Não sabemos ao certo quem inventou, mas o fato é que essas batatas são muito boas, crocantes por fora e macias por dentro. Os preços variam em torno de 2 a 5 euros, a depender do tamanho. Não deixe de provar e não se assuste com a fila, pois o atendimento é bem rápido!

batataVlaams Friteshuis Vleminckx sempre cheia de pessoas ávidas pelas deliciosas batatas

FoodHalen ($): é um grande mercado de comida (food market) em uma galeria na região central de Amsterdã. O lugar é lindo e tem restaurantes com culinárias do mundo todo. Experimentamos uma cervejaria e um restaurante vietnamita, e em ambos os preços eram ótimos e os produtos deliciosos. É uma boa dica para quem quer fazer um lanche ou uma refeição sem estourar o orçamento (é possível comer gastando em torno de 10 /12 euros), em um lugar charmoso e agradável.

foodhalenVista parcial do FoodHalen (que é bem grande)

foodhalen2Degustação de cervejas num ambiente super descontraído

De Kas ($$$$): é um restaurante incrível! Eu (Carol) pesquisei bastante em busca de um lugar especial para comemorar o meu aniversário e a escolha foi certeira. O restaurante fica um pouco afastado da região central, mas há transporte público até o local. De Kas significa “estufa” porque é exatamente o que parece o restaurante, uma grande estufa. Dentro do espaço em que está localizado há, inclusive, uma horta orgânica utilizada no preparo dos pratos, que justamente por esse motivo, são sazonais. O restaurante possui menu de 3 ou 5 passos, este último que inclui uma tábua de queijos, mas nós optamos pelo de 3 harmonizado com vinhos, e gastamos em torno de 60 euros por pessoa. Não é um restaurante barato, mas trata-se de um lugar muito especial, com um ótimo atendimento e uma proposta bem diferenciada.

dekas3Vista da fachada do De Kas com o detalhe do laguinho congelado

dekas2A horta orgânica utilizada pelo restaurante

dekas

Uma das entradas que comemos, com mariscos, cebolas e um molhinho incrível

Madam ($$$): é o restaurante localizado na torre do Adam Lookout. O dono do B&B em que nos hospedamos recomendou que fossemos até lá. Fomos até lá durante nosso roteiro por Amsterdã Noord. Aproveitamos a subida na torre para contemplar a vista panorâmica de Amsterdã para almoçar no local, contrariando a nossa lógica de refeição rápida durante o dia, mas valeu muito a pena. O preço do menu com 3 estágios (entrada, prato principal e sobremesa) é 34 euros. Não achamos caro pela qualidade e pela possibilidade de almoçar com aquela vista incrível!

madamVista incrível do restaurante

madam2Um dos pratos principais que escolhemos, com peixe, legumes e um molho delicioso

madam3A deliciosa torta mousse do Madam

madam4Parte do restarante Madam

Pllek ($$): é um restaurante super descolado que também fica em Amsterdã Noord. Nós gostamos tanto da experiência, que resolvemos voltar à região para descobri-la melhor. Esse é outro lugar em que se pode comer contemplando uma vista linda. Dessa vez, optamos por uma refeição rápida, dois sanduíches que estavam deliciosos, mas também é possível almoçar ou jantar no local. É bem bonito, e imagino que no verão a área externa seja bem disputada. Recomendadíssimo!

pllekVista da área externa do Pllek

pllek2O ambiente super descolado do Pllek

pllek3Um dos nossos sanduíches de falafel

Browerij’t ($): é uma cervejaria em Amsterdã que tem um moinho na frente. Dá para ser mais holandesa? As cervejas são incríveis e você pode escolher tábuas de queijo ou linguiças para acompanhar a degustação. Também é possível fazer uma visitação à fábrica que fica no mesmo lugar. Outra coisa bacana é que as mesas são comunitárias e o lugar fica bem cheio à noite, então é bom para fazer amizades do mundo todo. Não deixe de visitar a Browerij’t!

browerijtA combinação perfeita entre boas cervejas e ambiente descontraído

browerijt2Uma das cervejas deliciosas da Browerijt

Winkel 43 ($): Não sei se vocês sabem, mas a verdadeira torta holandesa é de MAÇÃ! E essa cafeteria serve a melhor de todas. Não é a toa que eles servem centenas de pedaços de torta todos os dias. Se estiver frio, seu pedaço de torta estará muito bem acompanhado com um chá de hortelã. A combinação é perfeita! Não deixe de visitar, e vá com paciência, pois o lugar é pequeno e está sempre cheio.

winkelA melhor torta de maçã que já comemos na vida!

winkel2O lugar está sempre cheio de holandeses e turistas em busca da deliciosa torta

Pompadour ($$): É uma doceria que fica em uma nas 9 ruazinhas de Amsterdã (as 9strajes). Paramos ali por acaso, porque estávamos com muito frio e precisávamos nos aquecer, mas fomos bem felizes com um docinho de pistache e um café. O lugar é bem bonitinho e tem doces lindos.

pompadourO bombom de pistache que provamos

pompadour2O interior da Pompadour

Legenda:

($) preço médio de até 15 euros por pessoa

($$) preço médio entre 15 e 30 euros por pessoa

($$$) preço médio entre de 30 e 50 euros por pessoa

($$$$) preço médio entre 50 e 80 euros por pessoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *