IMG_0382
Amsterdã Viagens

Amsterdã: a melhor forma de conhecer a cidade

Não temos a pretensão de estabelecer regras de como as pessoas devem ou não devem turistar, mas sim compartilhar as nossas experiências e mostrar os lugares com o nosso olhar. E a experiência de passear em Amsterdã foi incrível e merece, sem sombra de dúvidas, ser compartilhada.

Como já dissemos em outro post, decidimos ficar em uma região central para diminuir os deslocamentos, e assim que começamos a sair em busca dos pontos turísticos, percebemos que essa decisão foi muito acertada.

Amsterdã é uma cidade feita para ser caminhada! Em todo canto há algo para ser fotografado, curtido e contemplado. Não há como passar em um canal (por mais que você já esteja ali há alguns dias) e não parar para admirar e tirar uma foto. As paisagens são lindas e merecem ser observadas com tranquilidade.

IMG_0254Não é linda?

IMG_0382Impossível não querer parar em cada uma das pontes e registrar!

E andar pela cidade permite que você descubra lugares que não estão nos guias, que ninguém te indicou, mas que fazem com que você se encante e conheça algo diferente. Quem nunca encontrou uma lojinha fofa ou uma doceria charmosa enquanto dava uma passeada por aí?

E certamente, caminhar por Amsterdã foi o que nos fez ficar apaixonados pela cidade. Em primeiro lugar, porque as distâncias a partir do nosso hotel eram bem vencíveis, e até mesmo em Amsterdã Noord é possível chegar com a ajuda da balsa que faz a travessia, para então caminhar até o Adam Lookout e ir até um bar super descolado que tem por ali e curtir o entardecer com uma vista maravilhosa (mas a gente volta para falar melhor sobre esse passeio super recomendado).

IMG_1142O famoso mural do brasileiro Eduardo Kobra em Amsterdã Noord

Outro lugar super agradável para passear, são as 9strajes, as 9 ruazinhas de Amsterdã, repletas de lojinhas interessantes (não vá esperando encontrar grandes marcas por ali), e lugares especiais para comer, como o Kaaskamer, uma queijaria que também faz maravilhosos sanduiches com queijos holandeses (não deixe de provar o queijo gouda envelhecido – ali se pronuncia rauda).

IMG_0789De Kaaskamer – não saia da cidade sem provar os queijos desse lugar!

E por falar em formas de conhecer a cidade, alguém deve estar pensado, mas na terra da bike vocês foram conhecer a cidade a pé? Pois é, nós bem que tentamos nos locomover pela cidade de bicicleta. Alugamos na Black Bikes que havia em frente ao nosso hotel, e saímos achando que iríamos viver cenas de filme, carregando flores na cestinha e admirando Amsterdã calmamente do alto dos nossos bancos.

Acontece que pedalar pela primeira vez em Amsterdã é como andar de carro em São Paulo pela primeira vez (ou pelo menos para a gente foi). Tem muita bicicleta na rua, as sinalizações de trânsito não são iguais as nossas e as pessoas na ciclovia tem pressa, muita pressa. Fomos empurrados por outras bikes algumas vezes quando parávamos para tentar entender a direção a seguir.

Então, o que era para ser um passeio lindo e feliz, virou um momento de tensão e medo de ser atropelado por carros e outras bicicletas e assim fomos com as nossas para o Vondelpark passear tranquilos e seguros. Entregamos as bicicletas com a certeza de que não alugaríamos no dia seguinte, quando então voltamos a passear a pé e em paz.

IMG_0742Já em segurança, utilizando a bike como cenário

E por falar nisso, uma forma interessante de conhecer a cidade a pé, é fazendo um free walking tour. Esse serviço é disponibilizado em várias cidades do mundo e funciona super bem. Um guia acompanha o grupo de pessoas caminhando, enquanto explica a história e curiosidades do lugar. Nós fizemos o tour logo no primeiro dia e foi muito útil para que conseguíssemos nos localizar facilmente nos demais, e também para selecionar aquilo que valia um retorno para uma visita mais detalhada.

Então, se você está com viagem marcada para Amsterdã, separe um par de sapatos confortáveis (tênis normalmente não tem erro) e prepare-se para gastar as solas e suspirar pelas ruelas e pelos canais dessa cidade encantadora!

IMG_0247

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *